20 de julho de 2013

Comidinhas: Lasanha de Abobrinha

Vamos combinar que pratos bem elaborados e sofisticados fazem a diferença quando vamos receber alguém em casa, mas não são nada práticos para o dia a dia. Durante a semana opto pela facilidade, o que não quer dizer falta de criatividade e também de glamour ao servir. Por isso, muitos dos posts semanais serão voltados para comidinhas práticas, e de sugestões lights, mas não menos saborosas, pra podermos encarar o final de semana sem culpa. Nesta primeira postagem de "Comidinhas" vamos de Lasanha de Abobrinha (dusdeuses gente!!!), uma receita fácil, mas ao mesmo tempo deliciosa. E que vale fazer durante a semana e também pra surpreender no almoço de domingo!


INGREDIENTES:

Para uma forma retangular média

1 abobrinha menina tamanho média, cortadas em fatias bem finas
400 grs de queijo muçarela em fatias
400 grs de peito de peru defumado em fatias
500 grs de peito de frango desfiado (eu ja compro desfiado da marca "Tropeira")
1 lata de molho pronto "Pomodori Italian" (comprei no Verdemar Supermercado), mas pode ser aquele com tomate pelaggio (tem que picar bem o tomate)
1 caixinha de creme de leite
1 colher (sopa) de margarina
1 cebola media picadinha
1/2 xícara de queijo parmesão ralado grosso
Salsinha
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada

PREPARO:

Dispor a abobrinha em fatias numa forma com papel toalha, salpicar sal e deixar descansar por 30 minutos. Enquanto isto, prepare o molho vermelho. Refogue a cebola com óleo, acrescente o frango desfiado, o molho de tomate, sal e pimenta do reino a gosto. Não acrescente água, deixe cozinhar por 15 minutos, desligue a panela e acrescente a salsinha. Para o molho branco, refogue a cebola na manteiga, reduza o fogo, acrescente creme de leite, tempere com sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto. Mexa até começar a borbulhar e desligue o fogo.

Retire a água das fatias de abobrinha. Montar a lasanha da seguinte forma: uma camada de molho vermelho, uma camada de abobrinha, uma camada de muçarela, uma camada de peito de peru e volta a sequência. Você tem que terminar a ultima camada com abobrinha e molho branco. Salpicar o queijo parmesão ralado. Colocar no forno pré aquecido por 45 minutos em temperatura alta.

PS.: Além de ser leve, esta receita é uma ótima opção pra quem tem restrição ao glúten.


2 comentários: