21 de julho de 2013

Comidinhas: Bolo de Maçã

Esta receita faz parte de um momento especial, que acontecia semanalmente, logo quando cheguei em Peçanha, para trabalhar. A Mariana Provinciali preparava este bolinho para receber as amigas em sua casa, para um Chá da Tarde… Você pode colocar a receita em uma forma redonda com furo 24 cm (que era como a Mari servia) ou em um tabuleiro retangular tamanho médio, como eu fiz.



INGREDIENTES:

03 maçãs grandes sem casca e picadinhas (sugiro picar quando já estiver com a massa pronta, pois ela escurece. Usei a Fugi)
1/2 xícara de chá de nozes ou castanha de caju sem sal ou amêndoas (usei nesta receita a castanha de caju)
1/2 xícara de passas (eu coloquei um pouco de branca e um pouco de escura)
03 ovos
02 xícaras de chá bem cheias de farinha de trigo
01 xícara de chá de açúcar mascavo
01 xícara de chá de açúcar cristal
1/2 xícara de óleo
01 colher de chá rasa de canela em po
01 colher de sobremesa de po royal
01 colher de chá de bicarbonato de sódio

PREPARO:

Misturar todos os ingredientes em uma vasilha. Sugiro bater o ovo primeiro com um garfo antes de adicionar os demais. Logo que adicionar o po royal e o bicarbonato de sódio, acrescente as maçãs picadinhas. Você vai deixar a mistura descansar por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Untar a forma ou tabuleiro com manteiga e farinha de trigo com canela. Colocar a massa em forno previamente aquecido a 180 graus de 25 a 35 minutos. Como meu forno é bem potente, com 25 minutos já está pronto!

PS. Nesta receita usei metade de farinha de soja e metade de farinha de arroz, pois queria testar, e deu certo! Ótima alternativa para aqueles que têm restrição ao glutén. Também usei no lugar do açúcar cristal, o açúcar demerara.


2 comentários:

  1. Mariana Ávila Serra Provinciali23 de julho de 2013 10:48

    Oi Paty!!!!
    Quê satisfação você postar a minha receita!!!! Fico muito feliz e saudosa daqueles bons tempos do nosso chá da tarde.
    Só um lembrete da receitinha: a maçã pode ser com casca e também pode ser a maçã verde que é mais azedinha. E deve ser misturado a maçã já picada com o açúcar, as passas e a castanha ou nozes primeiro. Deixar descansar por 2 horas e ir mexendo pelo menos de 2/2h. Esse processo é importante para a maçã soltar o suco e ir misturando com o açúcar. Só depois acrescentamos os ovos e o restante dos ingredientes.
    Depois vou tentar sua versão mais light.
    Beijosss. Mari Provinciali.

    ResponderExcluir
  2. Paty, parece delicioooooso!
    Com chá deve ficar divino!
    Vou testar no fim de semana!!!

    Bjos,

    Lu.

    ResponderExcluir