21 de agosto de 2013

Comidinhas: Caldo de Abóbora

Esse caldo eu aprendi com a Mari Provincialli. Aliás, já não é a primeira receita que eu pego com ela. Mas ela me disse que aprendeu com a D. Nazinha, em Peçanha/MG. Assim como o bolo de maçã, eu fiz umas adaptações, poucas, na verdade, somente pra deixá-lo menos calórico. A adaptação fez sucesso e eu estava devendo a receitinha pra quem provou! Está aí então… ele é realmente duuusssdeuses!!! Eu amo e tenho certeza que irão gostar!


Ingredientes (para 6 pessoas):

1 abóbora japonesa média (conhecida também como moranga ou cambutiá)
1 vidro pequeno de leite de côco (coloquei o light)
1 pote de iogurte sem sabor desnatado (na receita original leva 1 caixinha de creme de leite)
1 pacote de frango desfiado (você pode optar por cozinhar 1 peito e desfiar, mas acho mais prático o pronto. Além do frango, o caldo original leva também bacon picadinho ou linguiça calabresa)
1 pedaço de gengibre (aproximadamente uns 3 a 4 cm. Este ingrediente a receita original não leva)
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
Sal e Pimenta do reino à gosto
Salsa e Cebolinha picadinhos

Lavar bem a casca da abóbora, se quiser cozinhar com casca. Eu prefiro, pois achei esta maneira mais fácil de retirar a casca, já que sempre me corto quando vou retirar. E não muda em nada a consistência pra depois você refogar ou fazer um purê, por exemplo.


Cortar a abóbora em pedaços como meia lua. As sementes devem se retiradas antes de colocar para cozinhar. Retire com uma colher de sopa. Colocar os pedaços em uma panela com água e deixar cozinhar por 10 minutos. Retirar da água e tirar a casca ainda quente. A água do cozimento deve ser descartada ok?! Cortar em cubos e refogar com cebola, alho e o gengibre sem casca. Acrescentar sal e pimenta do reino à gosto. Colocar este refogado com 2 xícaras de água no liquidificador. Bater bem! 


Voltar para a panela, colocar o frango desfiado e deixar cozinhar por 30 minutos. Se achar que a mistura está muito densa, acrescente mais 1/2 xícara de água. Acrescente a água aos poucos pro caldo não ficar muito ralo, pois ainda vamos acrescentar o leite de côco e o iogurte.  E se isto acontecer, a única forma de corrigir é colocar mais abóbora batida. Depois do tempo de cozimento, baixar o fogo e acrescentar estes outros ingredientes. Verificar o sal e, se preciso, acrescentar mais. Sirva com salsinha e cebolinha picadinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário