15 de agosto de 2013

Comidinhas: Carne na Cerveja e Farofinha de Legumes

Feriadinho minha gente!!! E não é só isso… 1 mês do blog no ar!!! E pra comemorar vamos de cervejinha?! Opsss… hehehe... Na verdade vamos de receitinha, que leva cerveja e que fazia tempos que estava com uma vontade enorme de comer! Carne na Cerveja!!! Yummmmm… E pra acompanhar uma farofinha maravilhosa de legumes!!! A receita serve 4 pessoas, mas você pode servir como tira-gosto, acompanhada de um pãozinho de sal fatiado. "Simbora"…

Ingredientes para a Carne:

500 grs de Patinho picado em pedaços (você pode optar por outra carne pra cozinhar, ok?!)
1 lata de cerveja (fiz com a clara, pois a escura não tinha no supermercado do interior que trabalho pra comprar... qué qué qué… mas "quem não tem cão caça com gato", não é mesmo?!)
1 pacote de creme de cebola
1 cebola média picada em rodelas
2 dentes de alho
1 vidro de champinhon pequeno (fatiar ao meio cada)
Sal e Pimenta do Reino à gosto
Salsa e Cebolinha à gosto


Na panela de pressão, refogar a cebola e acrescentar os pedaços de carne quando a cebola estiver esbranquiçada. Deixar a carne dourar bem. Se der água, deixe secar toda. Acrescentar o sal e pimenta do reino à gosto. Aconselho não exagerar no sal, pois o creme de cebola é temperado. Melhor acrescentar mais depois ok?!

Acrescentar a cerveja e mexer a carne para o álcool evaporar antes de você fechar a panela de pressão. Fechar a panela e deixar cozinhar por 40 minutos (Com 30 minutos, o ideal é que você verifique se falta um pouco de água. Se preciso, acrescente 1 xícara de chá e termine o tempo de cozimento). Dilua o creme de cebola em uma xícara de água quente. Deixar a pressão da panela sair e acrescentar a mistura do creme de cebola na carne. Deixar levantar fervura, acrescentar o champignon e desligar o fogo.

Ingredientes para a Farofa:

1 xícara de chá de vagem picadinha
1 xícara de chá de cenoura ralada
1 xícara de milho verde
1/2 xícara de chá de azeitona picadinha
1 cebola pequena picadinha
1 xícara de chá de farelo de aveia
4 ovos
Pode colocar bacon picadinho (mas não usei nesta receita. Se for acrescentar, coloque numa panela,  sem óleo, deixe a gordura sair, retire, e acrescente a cebola, seguindo o resto do preparo)
Sal e Pimenta do Reino à gosto

Refogar a cebola. Acrescentar a vagem e temperar à gosto. Sugiro também não colocar muito sal, por causa das azeitonas. Colocar um pouco de água, o necessário para quase cobrir a vagem. Deixar cozinhar até secar a água. Quando secar, acrescente os ovos, deixe fritar um pouco, e coloque os demais ingredientes, deixando por último o farelo de aveia. Verifique o sal e acrescente a pimenta do reino.


3 comentários: