29 de agosto de 2013

Comidinhas: Costela de Porco com Crosta de Gergelim

Esta receita é boa para aqueles dias em que você vai receber uma visita especial em casa, pois ela leva pouco tempo para o preparo, porém leva tempo pra ficar pronto! Mas enquanto o assado está no forno, você pode ficar tranquila com seus convidados, tomando um bom vinho e batendo aquele papo. Eu particularmente amo carne de porco, mas assim como o peixe ela não pega facilmente o tempero, precisando de uma marinada de um dia para o outro! Mas o resultado é maravilhoso e tenho certeza que você terá só elogios no final! O tamanho da peça da costela é que vai determinar quantas pessoas o prato serve. A minha foi um tamanho médio, que serveria bem 4 pessoas ok?! Portanto, os ingredientes que vou passar são proporcionais.

Ingredientes:

1 peça de costela de porco
3 colheres de sopa de geléia de abacaxi (pode ser usada também laranja ou damasco)
1/4 xícara de gergelim
4 ramos de alecrim
4 dentes de alho
300 grs de cebola pérola sem casca
1/2 xícara chá de vinho branco
azeite
1/4 de xícara de chá de vinagre balsâmico
sal e pimenta do reino
papel alumínio


Limpar a costela retirando o excesso de gordura da peça. Colocar em um saco plástico, temperada com alho e sal, ou tempero de sua preferência, colocar o vinho, lacrar e deixar na geladeira, numa vasilha, de um dia para o outro, marinando.

No outro dia, preaquecer o forno a 220 graus (temperatura alta). Verificar uma assadeira que caiba sua costela, senão terá que cortar pela metade. Coloque os ramos de alecrim por baixo da peça. Ah, não desfaça da marinada. Você vai precisar para assar a costela. Acrescentar pimenta do reino moída na hora (só uso desta forma, não gosto da que vem já moída, pois perde o sabor), a geléia e salpicar o gergelim por cima. Levar ao forno preaquecido por 20 minutos, para selar a carne. Enquanto isso, retire a casca das cebolas e do alho. Para facilitar a retirada da casca da cebola, dê uma pré-cozida em água fervente por 2 a 3 minutos.


Retire a assadeira do forno e reduz a temperatura para 160 graus (temperatura baixa). Juntar ao redor da costela o alho e as cebolas cortadas ao meio, regar com azeite e o vinho da marinada. Cobrir com papel alumínio e voltar para o forno por 2:30 horas. Após este tempo, retire a costela da assadeira e pique os pedaços. Retire também as cebolas e o alho.  Faça um molhinho com o que ficou na assadeira com vinagre balsâmico. Basta que você coloque a assadeira direto no fogo e acrescente o vinagre balsâmico, mexendo sem parar, até dar uma engrossadinha.


Monte o prato com 2 pedaços de cebola, 1 dente de alho, a costela e sobre ela o molhinho. Pode ter certeza que tem repeteco!




2 comentários:

  1. Mto boa esta costelinha.nunca tinha comido igual.
    Maravilhosa!!!

    Wilma de Peçanha

    ResponderExcluir