18 de agosto de 2013

Comidinhas: Crocante de Banana e Calda de Caramelo

Desde que iniciei o blog, não havia ainda postado uma receita de sobremesa. Confesso que não sou muito fã de doce e tenho poucas receitas anotadas, só aquelas que me encantam mesmo. Aliás, durante a semana se surge vontade, como uma fruta ou gelatina e fico super bem. Mas pra receber uma visita em casa, vale fazer um "agrado" para os convidados, não é mesmo?! Minha irmã, Laryssa, é uma que come doce com uma boca tão boa, que dá gosto de observar... e quem não queria comer um pedaço, acaba caindo em tentação. Só me lembro de uma pessoa que é assim também… uma "formiguinha"… meu saudoso avô Zú!

A receita de hoje eu vi no programa Cozinha Prática, no canal GNT (não sei porque saiu do ar… snif snif snif). E como gosto muito de banana, copiei logo pro meu caderninho. Vou passar também a receita da Calda de Caramelo, mas você pode servir com chantili ou com sorvete de creme. A receita serve 6 pessoas.

Ingredientes (para o Crocante de Banana)

6 bananas prata picadas em rodelas grossas
100 grs de chocolate branco picado grosso
1/2 xícara de chá de suco de laranja
Manteiga para untar
1 xícara de chá de farinha de trigo (nesta receita fiz com farinha sem glúten pra testar)
6 colheres de sopa de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de aveia em flocos
100 grs de manteiga gelada
1/4 de colher de chá de fermento em pó
1 pitada generosa de sal

Modo de Preparo:

Pré aquecer o forno a 180 graus. Untar uma forma refratária com manteiga. Espalhar as bananas, o chocolate branco e regar com o suco de laranja. Misturar bem e reservar.


Numa tigela, juntar a farinha de trigo, o açúcar mascavo, a aveia em flocos, o fermento em pó e o sal. Misturar bem. Juntar a manteiga gelada e cortada em cubos. Com a ponta dos dedos, misturar até formar uma farofa grossa. Quanto mais inteira a manteiga ficar, mais crocante a massa vai ficar.

Transferir a farofa para o refratário com a banana, formando uma camada uniforme. Pressione ligeiramente e leve ao forno para assar por 50 minutos, até dourar. Servir quente ou à temperatura ambiente.


Ingredientes (para a Calda de Caramelo)

1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de água
1 xícara de chá de creme de leite fresco (se não achar, como foi o meu caso, coloque o creme de leite de caixinha mesmo)

Numa panela média, junte o açúcar com a água e misture com o dedo indicador, até dissolver. Não deixe o açúcar grudar nas laterais da panela. Levar ao fogo médio e deixar cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, até que fique com uma coloração âmbar. Desligue o fogo e com cuidado para não se queimar, junte o creme de leite e mexa rápido com um batedor de arame. Servir à parte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário