16 de agosto de 2013

Comidinhas: Nhoque de Batata Doce ao Forno

Essa semana eu "tô que tô", né?! Eu adoro nhoque, mas não é lá uma refeição tão "light" assim… o da minha sogra, Maria Luiza, é divino e não dispenso um bom pratão quando ela faz... mas já que esta semana estou procurando voltar a boa forma, depois da viagem pra Londres, fiquei "matutando" (termos de interior viu?! Matutar é o mesmo que queimar a cabeça pensando em algo) como eu faria um nhoque gostoso, mas menos calórico. E acho que consegui!!! Anotem os ingredientes, porque a receitinha de hoje é fácil, prática e divina!

Ingredientes (para 2 pessoas):

2 batatas doces médias cozidas em pedaços e com casca
2 colheres rasas de sopa de amido de milho para a massa (Você pode optar pela farinha de trigo, mas quis testar com o amido de milho pra ficar uma refeição sem glúten, ok?!)
1 colher rasa de sobremesa de margarina (usei a Becel)
1 ovo
Queijo parmesão ralado grosso
Sal e noz moscada à gosto
1 lata de molho pronto (Eu usei o Pomarola. Esquente um pouco, acrescentando sal e pimenta do reino à gosto)

Preparo:

Cozinhar a batata doce até que fique bem macia. O teste pra retirar é quando você fincar o garfo na batata e ele passar sem força. Retire a batata doce da água. O ideal é retirar a casca das batatas ainda quente, mas desde que você suporte segurar na mão pra não se queimar. Amassar as batatas com um espremedor de batatas (eu não tenho aqui no interior, então amassei bem com o garfo). Deixe esfriar para acrescentar o ovo, a margarina e o amido de milho.

Amassar com a mão e dividir a massa em quatro partes. Salpicar amido de milho numa bancada seca, fazer uma bola com uma das partes e abrir do meio para fora um rolinho. Cortar do tamanho desejado. Untar uma forma de vidro ou porcelana grande com um pouco do molho e ir dispondo um a um os nhoques feitos. Manter uma distância entre um e outro pra não grudarem. Colocar o restante do molho por cima e salpicar queijo parmesão ralado. Colocar em forno em temperatura alta ou a 250 graus por 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário