27 de agosto de 2013

Comidinhas: Risoto de Ervilha

Tem dias que você está sem inspiração para cozinhar e eis que vem o salvador da pátria… o Risoto!!! Isso mesmo! Fácil de fazer e com inúmeras variações de ingredientes, ele pode salvar o seu almoço ou jantar! Eu usei como ingrediente a ervilha, mas você pode fazer de cogumelos, palmito, colocar uma carne… Hummmmm… Mas importante é usar um caldo de legumes feito em casa ok? Eu normalmente faço este caldo, congelo em pequenas embalagens e aproveito os legumes pra uma sopa! A receita serve muito bem duas pessoas.

Ingredientes para o caldo de legumes:

1 cenoura
1 talo de salsão (se não tiver, substitua por outros legumes, como foi o meu caso. Coloquei vagem e couve-flor)
1 talo de alho-poró com folhas (também não encontrei, então coloquei meio pimentão verde)
1 cebola média
1,5 litros de água
1 folha de louro
2 cravos da índia
3 grãos de pimenta do reino

Modo de Preparo:

Lave bem todos os legumes. Corte os legumes em pedaços médios, exceto a cebola, que você deverá fincar a folha de louro com os cravos. Coloque a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixar o fogo e cozinhar por 30 minutos. Coe o caldo e reserve.


PS. Bata os legumes no liquidificador com um pouco de água, tempere à gosto e faça uma sopinha com frango desfiado ou em cubos. Fica deliciosa! Postei no meu instagram @patricialimadeoliveira no dia 19/08/2013.

Ingredientes para o Risoto:

1 xícara e 1/2 de chá de arroz para risoto (pode ser feito também com arroz integral)
4 xícaras de chá de caldo de legumes
1 cebola média picadinha
1 colher de sopa de azeite
1 xícara de chá de vinho branco
1 dente de alho
1/2 pacote de ervilha congelada
Salsinha picadinha à gosto
Sal e pimenta do reino à gosto


Modo de Preparo:

Na panela colocar o azeite e a cebola. Temperar com sal e levar ao fogo baixo. Quando a cebola ficar transparente, aumentar o fogo, colocar o arroz e refogar por aproximadamente 2 minutos. Coloque o vinho e mexa sem parar até evaporar. Juntar metade do caldo e deixar cozinhar até secar. Numa frigideira refogue o alho picadinho no azeite, colocar a ervilha congelada, mas sem água. Deixar secar  e acrescentar a salsinha. Acrescentar sal e pimenta do reino à gosto. Acrescente ao arroz o restante do caldo e a ervilha. Se o risoto não estiver no ponto acrescente mais caldo e deixe secar. Acerte o tempero e sirva imediatamente com queijo parmesão ralado.

PS. O ponto do risoto é úmido e durinho no meio (al dente). Eu havia me esquecido da salsinha e quando percebi, já tinha tirado a foto do prato e "mandado ver" (hehehe… "a esfomeada"!). Aí coloquei depois e deu o mesmo efeito em termos de sabor. Pois é, teve repeteco!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário