17 de setembro de 2013

Comidinhas: Bolo de Tapioca

Outro dia desses comprei farinha de tapioca no supermercado pra fazer tapioca com queijo. Mas fiquei sabendo que pra dar certo eu deveria deixar a farinha de molho de um dia pro outro e depois retirar a água, passar a goma na peneira e só então fazer aquela bela tapioquinha típica do nordeste. Aí a correria do dia a dia não me permitiria ter todo esse trabalho e resolvi fazer bolo. Queria um beeeeeemmmm fácil e encontrei uma receita que resolvi adaptar para o liquidificador. Simmm, eu tenho batedeira, mas gosto de tudo que é feito com o liquidificador, porque querendo ou não é mais rápido e prático. Eu fiz metade da receita, ok?! Anotem os ingredientes e mãos a obras!!! Ahhh, adianto que não coloquei passo a passo gente, pois é muito tranquilo de fazer mesmo!

PS. Vou testar fazer com queijo ralado na massa! Talvez seja necessário reduzir a manteiga e a farinha de trigo… vamos testar...


Ingredientes:

1 xícara de farinha de tapioca
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 xícara de leite
1 garrafinha de leite de coco (200 ml)
4 ovos
4 colheres de sopa cheias de manteiga (derreta no micro ondas ou em banho maria)
50 grs de coco ralado sem açúcar

Modo de Preparo:

Unte uma forma redonda com furo no meio com manteiga, açúcar e um pouco do coco ralado. Pré aqueça o forno. Coloque a forma na geladeira até terminar o preparo da massa. Colocar a tapioca numa vasilha com o leite. Em outra vasilha colocar a farinha de trigo e o fermento em pó.

Colocar no liquidificador os ovos, a manteiga, o leite de coco e o açúcar. Bater bem. Acrescentar esta mistura na vasilha com farinha e fermento. Misturar com um batedor de arame. Acrescente em seguida a mistura com tapioca. Por último o coco ralado. A massa fica um pouco mais mole, mas não líquida. Se achar, acrescente mais umas duas colheres de sopa de farinha de trigo. Colocar a massa na forma e levar no forno em temperatura média (180 graus) por 45 minutos. Para desenformar, deixe esfriar.


2 comentários:

  1. Paty! Parece uma delícia! Farinha de tapioca é polvilho?
    Bjos, Flavinha

    ResponderExcluir
  2. olá patrícia, sou amigo do seu pai. Eu tenho visto suas publicações Gostaria de te convidar para escrever no meu jornal local aqui d eLuz, o Jornal Vitrine. Não é uma função gratificada, mas será uma função gratificante. A cada 15 dias nós temos uma edição recheada de matérias e informações mportantes para nossa sociedade local, o Jornal Vitrine é um jornal de circulação em Luz, Córrego Danta, Estrela do indaiá e Dores. É um jornal pequeno do interior, mas é muito bom poder compartilhar nossos conhecimentos com aquees que não tem acesso a grande mídia. Espero poder contar com sua valioza contribuição. Se você se interessar favor fazer contato comigo pelo seguinte email: jornalvitrineluz@gmail.com
    Obrigado pela sua atenção.
    Rogério Silva
    Jornal Vitrine-Luz-MG

    ResponderExcluir