23 de setembro de 2013

Comidinhas: Seleção de Panquecas para o seu dia a dia

Este post dedico ao meu marido, Tiago Melo, que ama panqueca, de qualquer jeito, até pura! Tem semanas que fico meio enjoada do pão de forma (principalmente o integral) e um pacote pra mim dura semanas. Já o pão de sal, embora eu ame muito, aqui no interior não encontro da forma como eu gosto, com aquela casquinha crocante e novinho, sabe?! Além de todas estas circunstâncias, tem dias que opto por ficar somente na fruta e no iogurte ou queijo. Então, batendo aquela vontade do "pão nosso de cada dia", quando não tenho nenhum tipo em casa, uma panqueca bem feita no café da manhã salva a pátria. Fora isso, ela também pode ser a salvação para o almoço ou jantar, e até para uma sobremesa. Os ingredientes de todas são para uma pessoa.

PANQUECA COM AVEIA

Ingredientes:

- 1 ovo
- 1 colher de sopa de aveia em flocos
- 1 colher de sopa de farinha de trigo (usei nesta receita a farinha sem glúten)
- 1 colher de sopa de leite
- 1 pitada de sal

Recheio: Queijo, banana e canela em pó

Modo de Preparo:

Misturar tudo num prato fundo com um garfo, como se estivesse fazendo um omelete. Colocar em frigideira anti-aderente untada com margarina. Dica: pegue um guardanapo, passe sobre a manteiga, e passe na frigideira. É somente untar ok?! Espere a frigideira ficar quente, coloque a mistura e deixe ela começar a desgrudar as bordas para poder virar com uma espátula.

Ao virar acrescente queijo minas, 1 banana picada em rodelas, salpique canela e feche de ambos os lados. Você pode servir sobre a panqueca um pouco de mel, fica muito bom!

Esta receitinha serve para sobremesa também. O ideal é que você acrescente a massa 1 colher de sobremesa de açúcar, rechear com doce de leite e servir com morangos picadinhos ou até uma bola de sorvete de creme. 


PANQUECA PROTÉICA

Ingredientes:

- 01 ovo
- 3 colheres de sopa de whey protein (fiz com o de sabor chocolate)
- 1 colher de sopa de leite

Recheio: cream-cheese light, morangos picados e mel. Ao invés do morango, pode colocar iogurte natural ou o grego.

O modo de preparo é o mesmo da panqueca anterior. Porém, retire do fogo para rechear.


PANQUECA DE ESPINAFRE

Ingredientes:

Um punhado de espinafre
1 ovo
1/4 de xícara de leite (60 ml)
3 colheres de sopa de farinha de trigo (eu substituí uma por aveia em flocos)
1 colher de café rasa de fermento em pó
noz moscada a gosto
sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Refogar o espinafre em um pouco de óleo. Acrescentar sal e pimenta do reino à gosto. Bater, no liquidificador, o espinafre com o ovo e o leite. Acrescentar a farinha de trigo, o fermento em pó e a noz moscada. Colocar a mistura em uma frigideira untada e quente. Quando desgrudar as bordas, virar a panqueca com uma espátula. O Recheio pode ser carne moída, presunto com queijo ou frango desfiado, que foi a minha escolha. Se quiser incrementar, depois de pronta, coloque-as num refratário, salpique queijo parmesão e leve ao forno por 15 minutos, em temperatura média-alta.


  

Um comentário: