31 de outubro de 2013

Comidinhas: Muffin de Espinafre

Espinafre é uma hortaliça que não me atrai muito. Mas como o marido ama, tenho incluído mais no cardápio. E pra não ficar só na omelete (único jeito que eu como), busquei na internet uma receita que  o levasse como ingrediente. E no site do "Panelinha", da Rita Lobo, encontrei os Muffins, famosos bolinhos feitos em forma individual. O marido adorou… comeu somente dois, pois foi o que sobrou, mas a opinião dele não serve… então levei para o trabalho e a maioria gostou… alguns foram honestos e torceram o nariz… talvez porque, assim como eu, não goste mesmo do espinafre. Quanto a minha opinião… arrumei mais uma forma de incluir a folha na minha alimentação.


Aproveitando, coloco alguns benefícios do espinafre: o mais importante é que possui ácido fólico, essencial para o sistema nervoso. Possui alto teor de potássio e baixo de sódio, o que auxilia no controle da pressão arterial, vitamina K, cálcio de fósforo, que contribuem para a saúde dos ossos, e luteína, pigmento essencial para a visão, principalmente no combate a catarata. E tem mais… inclui ferro, vitaminas C e A, antioxidantes que defendem a pele contra o envelhecimento e as células contra o câncer. Melhora a captação de glicose pelas células, útil para quem planeja emagrecer ou precisa abaixar o colesterol. (Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br)

Quantas vantagens nessa folhinha hein? Por isso insisto em comer, mesmo de cara amarrada… rsrsrs… e de verdade… Acho que a receita vai agradar a meninada também!!!

Ingredientes:

1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral (se preferir faça apenas com a farinha branca)
1/4 xícara de chá de óleo
1/2 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de folhas de espinafre
2 ovos
1 colher de sopa de gergelim
2 colheres de fermento em pó
1/2 colher de sopa de sal
Folhas de manjericão
Salsinha e cebolinha a gosto

Recheio opcional: Cubinhos de muçarela ou frango desfiado

Modo de Preparo:

Preaquecer o forno a 180 graus (temperatura média). Untar forminhas individuais de empada com manteiga e farinha ou usar forminhas de silicone. No liquidificador bater o leite, manjericão e o espinafre. Juntar os ovos e o óleo. Bater novamente. Reserve.

Numa tijela grande peneirar as farinhas, o fermento e o sal. Fazer um buraco no centro e despejar a mistura. Mexer bem com uma colher até a farinha absorver todo o líquido. Acrescentar a salsinha e cebolinha a gosto.

Coloque 2 colheres de sopa da massa em cada forminha. Colocar o recheio de preferência. Cobrir com mais 1 colher da massa e polvilhar o gergelim. Levar ao forno por 25 minutos. Retire os muffins da assadeira e coloque em uma grade para esfriar. Servir morno ou à temperatura ambiente.



2 comentários:

  1. Eu amei!! Vou fazer com certeza!! Carol Rauen

    ResponderExcluir
  2. Mariana Provinciali28 de janeiro de 2014 14:34

    Paty, fiz o muffin e recheei com frango, cream cheese e mussarela. Ficou DIVINO!!!! Realmente a receita é simples de fazer! Mas tem que comer quentinho, pois fica muito mais gostoso!

    ResponderExcluir