12 de novembro de 2013

Comidinhas: Bife de Panela de Pressão e Purê de Batata Doce

O post de hoje é uma refeição completa! Isso porque no nosso prato temos uma fonte de proteína (carne), de carboidrato (batata doce) e vegetal (couve). Uma inspiração prática, saudável e deliciosa para o seu almoço. Essa couvinha picada bem fininha só a Wilma, que trabalha comigo, consegue fazer! Além da couve, ela me fornece salsinha e cebolinha bem picadinhas também e isso salva a minha vida na hora de finalizar os pratos! Tive informações de que no mercado central tem uma banca que vende a couve já picada e fininha assim...

Só pra completar este post, e a título de curiosidade, vou falar um pouco da batata doce, raiz muito consumida no nordeste, principalmente no café da manhã. E quais são os benefícios dela? É um alimento menos calórico se comparado com o arroz e a batata inglesa. Possui baixo índice glicêmico, muito importante para a perda de peso, já que proporciona maior saciedade, auxiliando no combate à obesidade. É rica em fibras, têm quantidades razoáveis de vitaminas A e C, e algumas do complexo B.

Ingredientes:

600 grs de carne de panela em bifes de aproximadamente 1 dedo (usei chã)
2 cebolas grandes picadas em rodelas
Rodelas de pimentão amarelo e vermelho (usei metade de 1 e metade de outro)
1 batata doce grande
1/2 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de margarina
Couve picada
Tempero de alho e sal
Pimenta do reino à gosto
Noz moscada

Tempere os bifes com alho e sal. Numa panela de pressão disponha, cobrindo o fundo, uma camada de cebola, outra de carne, outra de cebola, outra de carne e finalize com os pimentões. Não acrescente água, a cebola solta muito e se encarregará do cozimento. Feche a panela e quando a pressão iniciar conte 25 minutos. Desligue o fogo, mas deixe a pressão sair sozinha antes de abrir. Quando abrir, misture os bifes para incorporar o molho.

Enquanto a carne está cozinhando prepare o purê de batata doce. Lave bem em água corrente e corte em pedaços, deixando a casca. Coloque numa panela com água e deixe cozinhar até conseguir enfiar o garfo nos pedaços. Escorra e retire a casca ainda quente, mas de forma que suporte, pois sai mais rápido. Se não tiver espremedor de batatas, amasse bem com o garfo mesmo. Coloque numa panela a margarina, a batata doce e uma pitada de sal. Quando a margarina incorporar e formar uma massa, acrescente o leite e mexa sem parar. Desligue o fogo quando chegar no ponto de purê. Rale um pouco de noz moscada e pronto!

Refogue a couve em óleo bem quente e tempere com alho e sal. Prepare o prato e aproveite essa refeição maravilhosa! A família vai gostar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário