29 de novembro de 2013

Comidinhas: Molho Barbecue Especial

Quem nunca experimentou esta delícia não sabe o que está perdendo! Falo isso porque no interior tem muita gente que não sabe do que se trata, a não ser aqueles que são vendidos em supermercados, e que nem chega aos pés do verdadeiro. Em Belo Horizonte temos dois restaurantes (Outback e Apple Bee's) que servem costelinha de porco com o molho barbecue, acompanhado de batatas fritas, e que sempre quando vou não deixo de pedir o prato.

Mas você pode fazer em casa e conservar no congelador por 6 meses. Na geladeira dura por 1 semana. A receita rende bem. E não é só com a costelinha que você pode servir. Vale também com sobrecoxa de frango, asinhas, coxinhas da asa e como acompanhamento no churrasco… E quem gosta bem picante, acrescente mais páprica ou chilli em pó… Anota os ingredientes aí e prepara pra surpreender a família e amigos!

Ingredientes (rendimento 1L)

2/3 de xícara de chá de vinagre balsâmico (ou tinto)
2 dentes de alho amassado
1/2 xícara de chá de óleo
2 cebolas grandes picadas
4 tomates maduros sem sementes e picados
2 xícaras de chá de catchup (não coloque o picante)
2 xícaras de chá de água
1/2 xícara de chá de caldo de laranja (ou abacaxi)
1 colher de chá rasa de páprica picante ou chilli em pó
2 colheres de sopa de sal
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de mostarda
1/3 de xícara de chá de mel
1 colher de chá rasa de gengibre em pó (opcional)

Modo de Preparo:

Refogar a cebola em óleo até dourar bem. Adicione o alho e refogue por mais 3 minutos. Não deixe a cebola escurecer ou queimar, senão o molho vai amargar. Acrescente o açúcar, caldo de laranja e o vinagre. Cozinhe por mais 3 minutos.

Acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Colocar o molho no liquidificador até não restar pedaços dos ingredientes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário