4 de dezembro de 2013

Comidinhas: Risoto de Purê de Ervilha com Gorgonzola e Pêra

Fim de semana ao lado do marido tem um gosto mais que especial… só quem é casado e mora separado um do outro por circunstâncias do trabalho, sabe dar um valor a mais quando o casal está junto. E deixo alguns pratos pra fazer quando estamos juntos. É o caso deste risoto, que já estava no meu caderno de receitas faz um bom tempo, esperando um momento pra executar o prato. Quanto mais por levar queijo gorgonzola, que o Tiago ama muito! O queijo e a ervilha comprei em BH, pois aqui em Peçanha não encontro… nem parmesão é fácil de encontrar… só daqueles de saquinho, que são horríveis e acabam com qualquer comida… A receita é do programa "Que Marravilha" do GNT, mas foi adaptada ok?! Mas não deixem de fazer… garanto que não sobra nada pra contar estória…

Ingredientes (para 2 pessoas comerem muito bem!)

7 conchas de caldo de legumes
(veja como fazer: http://www.temperocomglamour.com.br/2013/08/comidinhas-risoto-de-ervilha.html)
1 xícara de chá de arroz arbóreo
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
1 cebola média picada em cubinhos
100 grs de ervilha congelada
1 colher de azeite
30 grs de queijo parmesão ralado
80 grs de gorgonzola em cubinhos
2 pêras maduras picadas em cubos com casca e sem sementes
1 colher de sopa de manteiga
sal e pimenta a gosto
Castanha de caju para enfeitar

Modo de Preparo:

Para o purê de ervilha você deverá cozinhar as ervilhas na água com sal por aproximadamente 30 minutos. Retirar da água e colocar em uma vasilha com água gelada e gelo. Coar e levar no liquidificador com um pouco de água filtrada. Bater até ficar homogêneo e reservar.

Numa panela refogar a cebola no azeite. Quando ela começar a clarear acrescente o arroz e quando todos os grãos estiverem embebidos no azeite, acrescente o vinho. Não pare de mexer. Deixe secar e acrescente 2 conchas de caldo de legumes. Continue mexendo e repita o processo até finalizar 6 conchas no total. Deixe 1 concha para o final. Quando secar acrescente os queijos. Mexa até derreter. Acrescente o purê de ervilha e mexa bem. Verifique o sal e coloque a pimenta do reino à gosto. Se  o arroz ainda não estiver cozido no ponto de "al dente" acrescente o restante do caldo. Pra finalizar acrescente a pêra e a manteiga. Desligue o fogo e prepare os pratos. Você pode enfeitar com alguns cubinhos de queijo gorgonzola, fio de azeite e castanha de caju.


Nenhum comentário:

Postar um comentário