26 de novembro de 2014

Torta Rústica de Ratatouille da Rita Lobo

Férias dá uma vontade tremenda de comer um monte de coisa diferente né?! A questão é que depois você terá que tirar a diferença na academia... pra não sofrer quando as férias acabarem, eu tenho adotado no dia a dia receitas alternativas, e que não irão prejudicar o "shape"... afinal o verão está aí e as festas de final de ano também. Eu adorei esta torta. Leva somente legumes e embora tenha massa, optei por fazê-la com farinha integral. A receita é do programa "Cozinha Prática", da Rita Lobo, que passa toda segunda no canal GNT. Para ver o vídeo, e acompanhar a receita direitinho clique aqui.



Segue a receita abaixo para quem optar:

Ingredientes:

1 ovo
100g de manteiga gelada
1 colher (chá) de sal
1 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, junte a farinha e o sal e misture. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Usando as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa, sem deixar a manteiga dissolver completamente. Dessa forma, a massa ficará chocante. Acrescente o ovo e trabalhe a massa apenas até formar uma bola. Envolva com papel filme e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora. Se preferir, você pode fazer a massa no dia anterior.


Ingredientes Recheio:
1 berinjela pequena
1 abobrinha média
3/4 de xicara (chá) de tomate-cereja ou sweet grape
1 talho de alho-poró sem as folhas verdes
1 pimentão amarelo
1 cebola média
4 dentes de alho
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
8 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 220ºC. Em uma tábua, corte a berinjela em rodelas de 1cm e descarte as pontas. Se a berinjela for grande, corte as fatias ao meio. Transfira para uma tigela, cubra com água e misture com uma colher de chá de sal. Esse truque serve para amenizar o gosto amargo do legume. Reserve.
Enquanto isso, prepare os outros legumes. Lave, seque e fatie as abobrinhas em rodelas de 1cm também, descartando as pontas. Corte os tomates-cereja ao meio e fatie o alho-poró finamente. Além disso, corte o pimentão ao meio, descartando as sementes, e corte as metades em tiras e, as tiras, em cubos. Descasque a cebola e corte em quatro partes e descasque os dentes de alho.
Retire a berinjela da água e distribua em uma assadeira retangular grande. Regue com três colheres de sopa de azeite e leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos. Retire a assadeira do forno e junte os outros legumes. Tempere com sal e pimenta-do-reino, regue com bastante azeite e misture delicadamente. Coloque a assadeira novamente no forno por 30 minutos. Retire e baixe a temperatura do forno para 180ºC.


Para a montagem:

Ingredientes:
2 ramos de tomilho fresco
2 ramos de alecrim fresco
1 gema (para pincelar)
1 colher (chá) de água

Modo de preparo:

Cerca de 15 minutos antes de terminar o tempo para pré-assar os legumes, retire a massa da geladeira. Separe uma forma redonda, de fundo removível, com cerca de 24cm de diâmetro.
Em uma bancada, polvilhe um pouco de farinha e, com um rolo de macarrão, abra a massa em formato arredondado até ficar com cerca de 0,5cm de espessura. Separe o fundo da forma. Para transferir a massa, enrole-a no rolo de macarrão e desenrole sobre o fundo da forma, deixando as bordas para fora.
Retire a assadeira do forno. Debulhe os ramos de tomilho e alecrim e junte aos legumes, misturando delicadamente. Em seguida, coloque os legumes sobre a massa e dobre as bordas por cima.
Em uma tigelinha, misture a gema com água. Pincele a massa e leve ao forno por 45 minutos ou até dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário